guilherme.jpg

press to zoom
guilherme_crianca.JPG

press to zoom
guilherme.jpg

press to zoom

GUILHERME V. POLANCZYK

Psiquiatra da Infância e Adolescencia, dedicado à produzir conhecimento em transtornos do neurodesenvolvimento que beneficie as crianças e suas famílias, bem como a formar novos clínicos e pesquisadores na área. Tem atividades clínicas, de pesquisa e de ensino intensas, mas não deixa de ter tempo para praticar corrida de rua, para a literatura e viagens. Acredita que tudo começa em casa, e por isso trabalha continuamente para ser um melhor pai, marido, filho e irmão.

Formação

Graduou-se em Medicina (2002) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou residência em Psiquiatria (2005) e em Psiquiatria da Infância e Adolescência (2007) no Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Realizou Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Completou Pós-Doutorado no Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience at Kings College London, Inglaterra (2009) e na Duke University, EUA (2010). Conquistou a Livre Docência em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade de São Paulo (2016).

Atividades docentes

Professor Associado da Disciplina de Psiquiatria da Infância e Adolescência e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria, Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Chefe da Unidade de Internação e Coordenador do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces, Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Na graduação em Medicina, é professor da disciplina MSP4281 Integração das Principais Doenças em Situações Psiquiátricas e Coordena a disciplina MPS5090 Transtorno do Neurodesenvolvimento. Na residência em Psiquiatria e em Psiquiatria da Infância e Adolescência supervisiona atividades clínicas. Na pós-graduação em Psiquiatria, coordena os cursos  MPS5772 Tópicos de Pesquisa em Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade e MPS5823 Metodologia de Pesquisa Científica em Psiquiatria e Saúde Mental.

Atividades científicas

Editor Associado da Revista de Psiquiatria Clínica, Co-Editor do European Child & Adolescent Psychiatry e membro do Editorial Board de inúmeras revistas, como Journal of Child and Adolescent Psychiatry e Revista Brasileira de Psiquiatria. Tem mais de 150 artigos originais publicados em revistas indexadas, mais de 20 capítulos de livros nacionais e internacionais e editor de área de 4 livros. Atualmente recebeu mais de 20.000 citações, com índice H de 37, tendo sido reconhecido com prêmios da  Associação Brasileira de Psiquiatria e da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Foi identificado em 2018 como Global Highly Cited Researcher. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, nível 1D.