01.png

JOVENS NA PANDEMIA

Em andamento

Monitoramento da saúde mental de crianças e adolescentes frente à pandemia Covid-19.

A pandemia pelo coronavírus Sars-Cov-2 (COVID-19) levou diversos países a adotar medidas de distanciamento e isolamento social na tentativa de diminuir a disseminação da doença. Estas medidas podem gerar reações de estresse em todos, causando sofrimento e muitas vezes levando a problemas emocionais e comportamentais, inclusive nas crianças e adolescentes. Algumas crianças e adolescentes podem até mesmo ter reações positivas. 

Este projeto tem como objetivos caracterizar emoções e comportamentos das crianças e adolescentes brasileiras no contexto da pandemia COVID-19.

Avaliar o efeito agudo dessa situação sobre a saúde mental de crianças e adolescentes, particularmente aquelas mais vulneráveis, e monitorá-la ao longo do tempo, é fundamental para planejar serviços capazes de atender a demanda existente. Além disso, é importante entender fatores que colocam as crianças em maior risco ou que as protegem dos efeitos nocivos da pandemia e do confinamento para que sejam desenhadas ações específicas sobre esses fatores.